terça-feira, janeiro 22, 2008

Pensando em fugir


“Quem me dera asas como de pomba! Voaria e acharia pouso. Eis que fugiria para longe e ficaria no deserto...” (Sal.55.6-8)


Quantos já não passaram ou estão passando ou passará, por um desejo forte de bater asas e voar para bem longe de algo que lhe aborrece muito! Muitos estão em dilemas vocacionais, luta terrível para serem aprovados em vestibulares, e delicadas e confusas escolhas afetivas. Se pudéssemos somente voaríamos e pousaríamos em um lugar onde tudo já é resolvido...

Situações adversas estão em todas as fases e dimensões de nosso viver, não há como evitá-los! Então a fuga, o escapismo se apresenta como uma grande tentação quase que irresistível.

O Salmista aqui exprime seu desejo, mostrando sua humanidade que sempre busca em fugas resolver suas situações desconfortáveis. Desde muito tempo o homem busca em fugas fantasiosas, refrigério e alento para sua alma fadigada da jornada nessa existência.
Precisamos nos revigorar, porém não podemos fugir da realidade e ancorar na fantasia que se evapora...
Precisamos encarar nossa caminhada, e temos que encarar muitas aflições...

Percebe-se que o salmista se encontrava em grande aperto, perturbações, seu coração doía e parecia ter pânico! Por isso sua alma clamava por uma fuga que lhe desse refrigério...

Parece que diante te todas suas aflições, nada se comparava com o que mais lhe doía, pois o que o confrontava não era um inimigo, e sim amigo íntimo (irmão de fé) “homem meu igual” Vss12, 13 “íamos junto a Casa de Deus...” essa era a grande angústia de sua alma, pois verdadeiramente tem se acentuado o espírito intolerante, sectário, faccioso e desleal entre os irmãos que caminham juntos a Casa de Deus!

Dê asas Senhor a toda alma que esteja passando por isso...

Mas o desejoso de fugir percebe uma “fuga” eficaz: “Mas eu invocarei!” (vs.16). Ainda é a melhor alternativa voar nas asas do clamor que pode até nos apresentar um deserto, mas encontraremos uma sarça que queima e não se consome e assim, começar a relacionar com o Eterno que ouve gemidos do seu povo e “Desce” sem precisarmos voar, para nos libertar (de traumas, medos, fobias e desilusões). Ele ouve nossa voz. Voe na intercessão contínua!

Com todas as inevitáveis adversidades que existem nos intricados caminhos da vida o Eterno te convida e te desafia a lançar o teu cuidado existencial sobre Ele, pois Ele te sustentará e tu jamais serás abalado e voarás, sim voarás como Águias fortalecidas na força do Senhor que é totalmente amável!

Sola Gratia
Pr Sidney de Castro

Nenhum comentário: