domingo, novembro 30, 2008
Missionários,pregador e adoração.
terça-feira, novembro 18, 2008
Caixa D'água na Casa de Ajuda - África
GALERIA DE LAURINDO E ANDREA
... agora podemos explicar do que se trata:
Como viram, estamos atendendo enfermos, cuidando de desnutridos, fazendo curativos e agora ensinando a tingir tecidos, tudo sem água no local. Vamos improvisando, mas precisamos mudar este quadro urgentemente. Já temos a primeira fase da instalação de água feita. Agora, o próximo passo deverá ser o de cavar uma fossa, construir dois pequenos banheiros do lado de fora do Centro Casa de Ajuda, completar a instalação de água e comprar pias e torneiras. O orçamento previsto para isso é de cerca de 2.000 euros. Por favor, se você puder ajudar com uma oferta específica para termos água, nos avise o mais rápido possível, depositando na seguinte conta:
Laurindo Jardim de Almeida Filho
Banco do Brasil de São Roque - SP
Agencia 0523 - 1
CC 05226 - 4
Pronto. Já falamos. Agora é esperar que outros o façam.
Um abraço com carinho,
Laurindo e Andréa
sábado, novembro 01, 2008
Divino Socorrista
Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro? O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia nem a lua de noite. O SENHOR te guardará de todo o mal; guardará a tua alma. O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.
Salmos 121
Muitas vezes nos encontramos em momentos difíceis, em realidades não previstas por uma impotência peculiar de vasos de barro, imersos em uma arena de aprisionamento moral, emocional, comportamental, econômico ou profissional. Então resta um apelo, um olhar, um clamor Àquele que tem poder de socorrer a todos que lhe clamam! Socorra-nos, ó Divino socorrista!
O salmista sabiamente entendeu que o grande recurso é elevar nossos olhos para que possamos fazer a interrogação de onde virão respostas objetivas... De onde nos virá o socorro?(v.1). O foco de muitos está no Monte que representa a grandeza das respostas materialistas e pragmáticas de uma sociedade que se rendeu ao "aqui e agora" onde relutantemente descarta a perspectiva da intervenção de um Deus que se revela como o Socorrista eficaz!
Perceba a certeza do salmista: O meu ...vem do Senhor, por mais misterioso e enigmático que seja o tempo que esse socorro se efetua. Ele não percebe alternativa de um verdadeiro socorro, porque sua convicção deriva de seu Poder. Ele Criou todas as coisas! Teu socorro vem do Amado Criador, pois ele nunca dormita em cuidar de você!
Ele nos ajuda contra os tropeços da vida que em nosso caminhar se apresentam, porque ele nunca cochila em nos guardar. Ele fortalece nossos pés para não vacilarmos. Pode ser que você se encontre a beira da queda. Não se desespere, Ele te Socorre! Ele é a força para quem está fraco, na fraqueza ele faz que tiremos forças! Deus, o Socorrista, não permitirá que iremos além do que possamos suportar. O Socorrista é Pai!
Qualquer que seja sua dificuldade, trauma, opressão, traição, injúria, calúnia, decepção, feridas da alma, Ele sanará. Ele é Socorrista-Rafá.
Ele pode socorrer, porque nunca dorme. Sua bondade dura para sempre e Ele se agrada daqueles que Nele esperam. Meu socorro vem! E não "espero que venha", "tomara que venha" é fé inquestionável! Uma pequena fé levará vossas almas aos céus, mas uma grande fé trará os céus à vossa alma." ( C.Spurgeon). Creia!
Este é o tempo do teu socorro "Desde agora..." (V.8c) pois Ele sempre está contigo. "E para sempre."
“Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor. Eis que temos por felizes os que perseveram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e viste que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.” ( Tg.5.10,11.)
O sofrimento é um dos grandes mistérios da Bíblia! (principalmente dos justos). Sofrer é padecer, tolerar, suportar. Pela graça da revelação divina, pelas escrituras, buscamos forças para imitarmos o exemplo dos profetas e justos que sofreram por amor ao Eterno Deus.
Tiago fala de Jó como se seu nome estivesse atrelado quase como um sinônimo de sofrimento, mas que também estimula-nos a acreditarmos que o eterno tem um Caminho pela tormenta que redundará em benção e ensinamentos mais que edificantes!
Jó sofreu sendo justo. Mas não tirou o seu direito em buscar respostas para tamanha calamidade. “ensina-me eu me calarei...” (Jó 6.24a ), mostrando-nos que há um aprendizado, mesmo que muito dolorido, o sofrimento!
Jó também percebeu que nada adiantava sua auto-justificação, mas entendeu que o soberano tem caminhos que só nos resta colocar a mão na boca e exaltarmos seus desígnios! Interessante que quando o homem sofre, faz muitas perguntas... Mas quando Deus pergunta o homem não tem respostas!!! (Jó 38.3).
Com as interrogações humanas vem uma mescla de curiosidade com a arrogância, com as Interrogações do Eterno vem a mescla de revelação com motivação a ADORAÇÃO!!! (Jó 42.5). O sofrimento pela perspectiva bíblica insiste a levar a paciência!!! A paciência é estimulada até a Vinda do Senhor!( Tg .5.7) .
O grande escândalo para muitos defensores de um evangelho sem Getsêmani, sem Cruz, sem Gólgota, (os arautos da doutrina da Teologia da prosperidade, da super-crença e das crendices hodiernas) que para O Eterno é agradável sofrer por causa do Bem! Sofrer pecando não agrada a Deus (1 Pe.2.20), o louvável é sofrer por amor ao nome Eterno (Ap.2.3).
Os que amam tem como primeira característica do amor verdadeiro o sofrimento (1 Cor.13.4,7)! E o que faz os defensores de uma doutrina sem cruz cair de seu cavalo é que o ensino petrino nos diz que para isso os cristãos (seguidores de Jesus só para lembrar) foram chamados!!! (1 Pe.2.21). Jesus disse ao Grande missionário dos gentios que iria lhe mostrar o quanto ele iria sofrer por seu nome (At.9.16)! Agora há uma felicidade em sofrer fazendo o bem ... experimente-a (1 Pe 3.14).
Meus amados irmão não faço aqui uma apologia ao sofrimento, antes te exorto a amar o senhor Jesus apesar do sofrimento... Sabemos que depois do sofrimento (então com Cristo sofrimento tem fim) vem a glória (1 Pe1.11). Na eternidade não tem lugar para o sofrimento... então dê GLÓRIAS!!!!!!
Sola Dei Gloria.
"Quem me dera asas como de pomba! Voaria e acharia pouso. Eis que fugiria para longe e ficaria no deserto..." (Sal.55.6-8)
Quantos já não passaram ou estão passando ou passará, por um desejo forte de bater asas e voar para bem longe de algo que lhe aborrece muito! Muitos estão em dilemas vocacionais, luta terrível para serem aprovados em vestibulares, e delicadas e confusas escolhas afetivas. Se pudéssemos somente voaríamos e pousaríamos em um lugar onde tudo já é resolvido...
Situações adversas estão em todas as fases e dimensões de nosso viver, não há como evitá-los! Então a fuga, o escapismo se apresenta como uma grande tentação quase que irresistível.
O Salmista aqui exprime seu desejo, mostrando sua humanidade que sempre busca em fugas resolver suas situações desconfortáveis. Desde muito tempo o homem busca em fugas fantasiosas, refrigério e alento para sua alma fadigada da jornada nessa existência. Precisamos nos revigorar, porém não podemos fugir da realidade e ancorar na fantasia que se evapora...
Precisamos encarar nossa caminhada, e temos que encarar muitas aflições...
Percebe-se que o salmista se encontrava em grande aperto, perturbações, seu coração doía e parecia ter pânico! Por isso sua alma clamava por uma fuga que lhe desse refrigério...
Parece que diante te todas suas aflições, nada se comparava com o que mais lhe doía, pois o que o confrontava não era um inimigo, e sim amigo íntimo (irmão de fé) “homem meu igual” Vss12, 13 “íamos junto a Casa de Deus...” essa era a grande angústia de sua alma, pois verdadeiramente tem se acentuado o espírito intolerante, sectário, faccioso e desleal entre os irmãos que caminham juntos a Casa de Deus!
Dê asas Senhor a toda alma que esteja passando por isso...
Mas o desejoso de fugir percebe uma “fuga” eficaz: “Mas eu invocarei!” (vs.16). Ainda é a melhor alternativa voar nas asas do clamor que pode até nos apresentar um deserto, mas encontraremos uma sarça que queima e não se consome e assim, começar a relacionar com o Eterno que ouve gemidos do seu povo e “Desce” sem precisarmos voar, para nos libertar (de traumas, medos, fobias e desilusões). Ele ouve nossa voz. Voe na intercessão contínua!
Com todas as inevitáveis adversidades que existem nos intricados caminhos da vida o Eterno te convida e te desafia a lançar o teu cuidado existencial sobre Ele, pois Ele te sustentará e tu jamais serás abalado e voarás, sim voarás como Águias fortalecidas na força do Senhor que é totalmente amável!
Sola Gratia.
"Passemos para a outra banda do Lago..." (Lc.8.22c)
"Deus enxugará de seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte,nem pranto, nem clamor,nem dor, pois já as primeiras coisas são passadas."(Ap.21.4)
Todos esperam o grande dia em que chegará o fim do choro. Claro que não o choro do sabor da conquista, vitória e do gozo, mas do choro das ‘primeiras coisas’. O lindo da bíblia é que mostra a grandezas de Deus e as fragilidades humanas. Fragilidades, que em muito casos, são expressas por lágrimas. Sempre foi muito difícil aproximar da morte. Não é a toa que encabeça a lista terrível das ‘primeiras coisas’, que serão abolidas!
Deus usará seu lenço (Emanuel) e consolará todos aqueles que perderam seus entes queridos, como Davi, que perdera o ambicioso Absalão, mas não menos amado por seu pai. Deus usará o lenço para atender todos aqueles que, como Abraão, intercedeu por pessoas tão longe do amor Divino. Deus usará seu lenço para consolar todos aqueles que enfrentaram o opróbrio e a vergonha, como no caso da estéril Ana.
Deus usará seu lenço para confortar todos seus anônimos missionários, que muitas vezes no campo missionário choram, mas avançam porque sabem que semeando com lágrimas colherão seus molhos com júbilo! Limpará também as lágrimas de todos pecadores perdoados, mas muito agradecidos, a ponto de lavar os pés Divinos pela genuína adoração(Lc.7.38)!!!
Enxugará... Pois Ele mesmo experimentou as emoções que geram lágrimas em nós tão frágeis humanos... Humanos que aprenderam a aguardar na tão misteriosa e perfeita vontade de Deus. Ele chorou diante da morte do seu amigo Lázaro, pois compreendia que a terrível conseqüência do pecado é a separação mais conhecida como morte. Separação esta que o levou a chorar no Getsemani, pois iria experimenta-la por mim por você.Chorou também quando Jerusalém não quis abraçar seu projeto Emanuel. Ele que orava com lágrimas(Heb.5.7)será para toda eternidade nosso consolo(Mt.5.4) MAIS DO QUE FELIZES SÃO OS QUE CHORAM.. DEUS USARÁ SEU LENÇO!!!
Sola Dei Glória!
Homens como Elias
Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós, e orou com fervor para que não chovesse, e por três anos e seis meses não choveu sobre a terra. (Tg.5.17)
Elias, o Tisbita dos colonizadores de Gilead, aparece na narrativa bíblica meteoricamente. O Espírito não permite nem relatar seu parentesco com intenções de entrar logo no foco da dependência irrestrita e total que este homem deveria demonstrar em Yavé. Elias vive um período de grande apostasia-adultério do povo da aliança, e cabe a este homem com as mesmas paixões de qualquer mortal, pelo profetismo, levar o israelita a restaurar não só os altares de pedra, mas os altares espirituais com o seu verdadeiro Deus. O maravilhoso é que o Deus de Elias deseja usar homens que revelem seu amor, apesar das limitações, pois ele lembra que somos pó! Ele consegue edificar em bases que muitas vezes não entendemos, mas percebemos como ele é totalmente amável...
Homens, como Elias, enfrentam o sucesso, mas seu sucesso é sempre recorrer ao sucesso advindo do Gólgota!
Elias ora e fogo cai. Elias traz discernimento espiritual sobre a verdadeira divindade. Elias corre em êxtase pelo triunfo, ultrapassando carruagens reais! Parece que Elias está dopado pelo sucesso espiritual! Não há tempo de retomada de forças, reflexão, nem para o descanso...somente se deliciar com a glória do momento. Mas, homens como Elias, experimentam revezes...recado de Jezabel que consegue penetrar no mais profundo de sua alma, e o ‘gigante’ sente medo. Egoisticamente escapa por sua vida! Correu pelo triunfo, agora corre impelido pelo medo!!! Orou... agora foge! Paradoxo humano: valentia de cume e covardia de vale!!! Na crise nossas paixões mais escondidas afloram. Assim somos nós... Homens como Elias.
Homens como Elias se deparam com a depressão por se permitirem que o medo suba em seu altar! Pede para si a morte (1Rs.19.3,4) sem temer esconder seu pulsar mais secreto, permitindo assim que todos não se esqueçam que ele possui uma humanidade. Não tenhamos medo de nossa humanidade, só assim desfrutaremos da graça divina. Depressão que nos neutraliza, e deixa-nos ensimesmado parece que tudo está em queda-livre, e as experiências passadas não tem valor. Sempre buscando o isolamento, segue o depressivo, mesmo de corpo presente, mas ausente. Ele não quer resolução, ele quer Morrer. Não cuida da alimentação, preferindo só dormir como um ópio para sua dor!
Homens como Elias, precisam saber do Deus que os buscam lá na profunda crise. Mesmo em crise, o Senhor trabalha em sua depressão, propondo um caminho solitário de 40 dias!
Homens como Elias, precisam buscar onde se trabalha o sucesso: Monte Horebe, símbolo de busca de poder, de presença de Deus!!! No Horebe, dialogando com O Eterno, surgem as raízes da depressão. Elias querendo ser top descobre que não é melhor que seus pais. Elias, frustrado, se sente só, pois parece que toda demonstração de poder nada adiantou. Jezabel ainda governa e, pior, quer lhe matar!!! Ameaças ao invés de reconhecimentos... Elias quer morrer... muito zelo e pouca conversão,não nos é familiar? Deus se revela de maneira restauradora a Elias, trazendo uma nova revelação ao profeta: um trabalho sem espetáculo!(Sai da caverna) ventos fortes, terremotos , fogo,porém sem Shekinah.Então sussurra com Presença! Mostra-lhe duas realidades: substituição e reconhecimento de que não somos os únicos a quem Ele pode usar!!!
Homens com as mesmas paixões de Elias, precisam aprender Que no ministério precisa de lugar para amadurecimento interior. Mesmo pensando em parar ainda temos azeite para distribuir!Deixa Deus comunicar conosco como ele quer (sussurro), assim seremos grandes no Reino dos Céus como uma criancinha que sempre tem o que aprender e depender do Pai amado!! Ao invés de morte, Deus nos preparará uma carruagem de fogo para estarmos sempre junto com o Autor da Vida.
Sola Gratia.
Então Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Era mister que a vós se pregasse em primeiro lugar a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos viramos para os gentios. (At.13.46)
Sola Dei Glória.
Este salmo é um cântico para peregrinos subindo à Jerusalém para uma das festas judaicas (páscoa, pentecostes ou tabernáculos). No primeiro verso percebemos a alegria do salmista ao ser convidado a participar da peregrinação. Hoje, infelizmente, muitos cristãos se entristecem quando são convidados a irem à casa do Senhor... !!! O que tanto entristece o povo de Deus, quando estes deveriam se alegrar?
Parece que há uma inversão de valores: no local de alegria só fardo, prisão, ameaças, terror e muita falta de amor.Talvez, também, porque muitos saem de suas casas com a intenção de adorar e não de participar de um show, circo ou comício. Muitos estão buscando o sobrenatural (nada de misticismo exarcebado), mas encontram um humanismo no lugar do Cristo que quer ter comunhão com o homem (querem Atenas e não Jerusalém).
Jesus, determinado, também peregrinou até Jerusalém, mas quando chegou perto seu coração bateu forte, suas emoções foram a mil...CHOROU... Chorou porque Jerusalém fora entendida por ele como assassina de profetas (aquele que tem comunhão e leva a mensagem do seu Senhor) e cidade que não deseja comunhão como de uma galinha e seus pintinhos. Jesus chora, ainda, quando sua mensagem é assassinada pelo espírito de Jezabel, com mensagens de auto-ajuda, teologia da prosperidade, confissão positiva, fusão de crendices, busca frenética por Mamon, camuflada em campanhas nunca incentivadas pelo Guerreiro Divino e ataques contínuos contra qualquer forma de adoração que não seja a definida pelo sinédrio de fariseus e saduceus que não acreditam mais em anjos ou mesmo no Deus da Shekinah!!! Chora pelo divisionismo que é tão cretino e descarado, onde cada um quer cuidar do seu imperiozinho medíocre esquecendo que o Mestre orou para que fôssemos um... mas sua oração tem resposta breve!!!
Meu irmão, Jesus te entende quando você prefere um culto digital, uma conversa entre amigos em alguma lanchonete ou até mesmo uma novela debaixo de um edredom... Mas ele não desiste de purificar sua casa, porque a casa do Pai é Casa de Oração e não covil de lobos. O Bom Pastor está trabalhando com seu cajado! Ele ainda vira mesas e chicoteia com mensagens, louvores que te levam a desejar estar em Sua casa, ou até mesmo quando famintos e em meio a porcos, lembrarmos que na casa dele até os jornaleiros são fartos de pão! Podermos contemplar milagres em sua casa e as crianças (que produzem o perfeito louvor) gritarem Hosanas nas alturas!!(Mt.21.12-16).
O Espírito que produz alegria quer novamente te alegrar e te convida VAMOS A CASA DO SENHOR!!!!!!!!!!!!!
SOLA DEI GLORIA!!!
Não nos cansemos!
Na nossa caminhada existem momentos que somos tentados a desistir dado o cansaço ser demais. Isto por muitos fatores que ocorrem e que nos surpreendem. O grande apóstolo (Apóstolo mesmo), com toda a humildade que aprendeu ao longo do caminho, se inclui nessa possibilidade do cansaço .Observe 'nós' ao invés de "vós"!
Quando mergulharmos no livro Eterno, encontraremos muita gente boa se cansando, nos alertando que nessa jornada todos corremos o grande risco de nos cansarmos do bem!
Quantas vezes somos tentados a pensar que o "crime é que compensa ",dado a impunidade que assola os nossos dias. Que a justiça em nossa realidade é algo utópico, que o sofrimento sufoca a idéia de um Deus bondoso...como isso tenta em nos CANSAR!!!
O pior é quando entramos em muitas igrejas (oásis para o cansado) e sentimos uma fadiga enorme por causa da religiosidade vã, farisaísmo, sede de poder temporal, flerte com a politicagem, ausência da shekinah. Icabod causa um terrível cansaço!!!!!
No livro de Gênesis (alertando-nos logo no princípio) encontraremos Esaú se cansando. Esaú sai para caçar (era o que ele fazia de melhor) e não caça nada. Exausto, ele troca o eterno pelo temporário! Muitas vezes no que sabemos melhor fazer nessa vida nos traz frustrações pelo tedioso cansaço. Trocamos Jesus pelo efêmero. O triste é que Esaú mesmo buscando com lágrimas, (um dos versículos mais tristes da Bíblia) não recuperou sua benção. NÃO NOS CANSEMOS!!!!!
João, o Batista, se cansou em meio a dúvida circunstancial da prisão de seu cansaço, manda seus discípulos perguntarem a Jesus se ele era o Messias esperado. Ele tinha uma mensagem profética, teve visões, enfrentou o pecado de Herodes (profetismo), ouviu o bath kol (Voz divina) e mesmo assim se cansou... Jesus cura seu cansaço com a PALAVRA."Voltem e anunciem a João..." (Mt.11.4). A Palavra tira o teu cansaço. NÃO NOS CANSEMOS!!!
Pedro diante das perplexidades: aprisionamento, sofrimento, crucificação, morte e sepultamento do Mestre, se cansa e diz em alto e bom som: vou pescar (porque estou cansado disso tudo). Pedro não pega nada, mas encontra novamente com o Mestre, se alimenta com o que Ele lhe oferece (peixe na brasa) e recebe um grande refrigério para sua alma - oportunidade de mostrar o quanto amava o Senhor que restaura o cansado!!!
Meu amado, vá até Jesus. Ele convida "Vinde a mim todos os cansados que eu vos aliviarei" .Não se entregue ao cansaço. Há um lugar de descanso para você. Jesus é o nosso lugar. Ele te ama!!! Não se canse de fazer o bem. O tempo está chegando!!!!!
SOLA DEI GLORIA!
Nos caminhos do Senhor, precisamos de sua visão. Cresceremos, avançaremos, abraçando sua visão!
Uzias, o rei, no começo de sua carreira (2Cr.26.5) buscava a Deus com grande entusiasmo, dependia de Deus e era grandemente abençoado. Porém quando se sentiu forte...(2Cr.26.16) esqueceu de reconhecer a majestade do Rei do universo. Seu coração ficou cheio de orgulho. O orgulho leva ao espírito religioso! (2.Cr.26.17,18) se meteu com o sagrado, mas totalmente desprovido da humildade.
Quis ministrar onde não foi chamado, parece que já vimos esse filme, quantos profissionais da fé existem hoje totalmente fora da visão de Deus!
Onde estão os sacerdotes reais para se oporem contra aqueles q nada tem a ver com o serviço sagrado, querem manipular a igreja através de filosofias ou mesmo pela via política. Deus levante muitos Azarias para resistí-los! O orgulho nos impede de termos uma visão do Cristo que almeja se revelar!!! Deus quer nos transformar, pela visão do seu filho(2Cor.3.18). Orgulhos serão postos isolados da visão de Deus (LEPRA).
Enquanto os Uzias são preteridos, Deus convida a abraçarem sua visão. Na visão existe purificação (BRASA DO ALTAR), aumento de conhecimento da Santidade daquele que está assentado no trono e privilégio de participar do projeto de Deus - LEVAR SUA PALAVRA DE SALVAÇÃO AOS POVOS!!!!!
Quem enviarei? Quem enviarei? Quem enviarei?
Na visão de Deus poderemos dizer, com muita humildade :
EIS-ME AQUI. ENVIA-ME A MIM!!!
SOLA DEI GLORIA!