"Pilatos escreveu também um título e o colocou no cimo da cruz; o que estava escrito era:
JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS." (Jo.19.19)
Mesmo em meio a cristandade, ainda muitos não vêem dificuldade em responder essa pergunta. Mas, como já dizia P.T.Forsyth "A pessoa não pode compreender a Cristo se não compreender sua cruz".
O Senhor Jesus fora acusado,humanamente falando de blasfêmia (pelo Sinédrio) e sedição (pelo tribunal romano). O Sinédrio o acusava de blasfemo e herético, pois se dizia Filho de Deus (Jo.23.2). O tribunal romano, percebiam-no como uma ameaça à lei e a ordem, a qual não podiam tolerar. Morreu como um criminoso, um horrendo erro judicial, vítima de mentes medíocres e como mártir de sua própria grandeza.
Os responsáveis pela morte passam por uma corrente de responsabilidade, uma conspiração (At. 4.27). Os soldados romanos foram os executores do erro judicial, Pôncio Pilatos movido por covardia e ambição (Mt.27.23). Caifás e a elite judaica, envenenados pela inveja!!! Judas o traidor estava prostrado aos pés de Mamon e ganância era sua deusa (Mc.14.21). Infelizmente somos tentados pelos mesmos motivos, para eliminar o Mestre... quando caímos nesses erros e não pedimos a graça para vencê -los estamos novamente crucificando o Senhor (Heb.6.6). Queremos eliminá-lo de nossas vidas como Freud, Marx, Hume, Darwin e tantas correntes filosóficas ou científicas que não se coaduna com o Salvador amado.
Os desígnios de Deus se cumpriram no calvário, onde percebe-se o sacrifício voluntário do Cordeiro de Deus (Ef.5.2, Gl.1.4). Também a necessidade de substituição, onde a questão vicária era necessário (IICor.5.21). A expiação foi feita (Hb.9.22).Tudo se consumou, a obra foi feita!!!
A vitória foi conquistada na morte e não na Ressurreição. A ressurreição é a confirmação da vitória conquistada na cruz (Hb.2.14). A nossa vitória está em entrarmos na vitória que Cristo victor conquistou por nós. Aleluias!!!! Quanto mais compreendermos a substituição, mais confiaremos e conheceremos o substituto!!! "Quem entregou Jesus para morrer? Não foi Judas por dinheiro, não foram os judeus por inveja, mas o Pai por Amor!!! (Otavius wislow).
SOLA DEI GLÓRIA!!! Pr. Sidney de Castro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário