terça-feira, janeiro 22, 2008

Divino Socorrista




Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro? O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia nem a lua de noite. O SENHOR te guardará de todo o mal; guardará a tua alma. O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.

Salmo 21


Muitas vezes nos encontramos em momentos difíceis, em realidades não previstas por uma impotência peculiar de vasos de barro, imersos em uma arena de aprisionamento moral, emocional, comportamental, econômico ou profissional. Então resta um apelo, um olhar, um clamor Àquele que tem poder de socorrer a todos que lhe clamam! Socorra-nos, ó Divino socorrista!

O salmista sabiamente entendeu que o grande recurso é elevar nossos olhos para que possamos fazer a interrogação de onde virão respostas objetivas... De onde nos virá o socorro?(v.1). O foco de muitos está no Monte que representa a grandeza das respostas materialistas e pragmáticas de uma sociedade que se rendeu ao "aqui e agora" onde relutantemente descarta a perspectiva da intervenção de um Deus que se revela como o Socorrista eficaz!

Perceba a certeza do salmista: O meu ...vem do Senhor, por mais misterioso e enigmático que seja o tempo que esse socorro se efetua. Ele não percebe alternativa de um verdadeiro socorro, porque sua convicção deriva de seu Poder. Ele Criou todas as coisas! Teu socorro vem do Amado Criador, pois ele nunca dormita em cuidar de você!

Ele nos ajuda contra os tropeços da vida que em nosso caminhar se apresentam, porque ele nunca cochila em nos guardar. Ele fortalece nossos pés para não vacilarmos. Pode ser que você se encontre a beira da queda. Não se desespere, Ele te Socorre! Ele é a força para quem está fraco, na fraqueza ele faz que tiremos forças! Deus, o Socorrista, não permitirá que iremos além do que possamos suportar. O Socorrista é Pai!

Qualquer que seja sua dificuldade, trauma, opressão, traição, injúria, calúnia, decepção, feridas da alma, Ele sanará. Ele é Socorrista-Rafá.

Ele pode socorrer, porque nunca dorme. Sua bondade dura para sempre e Ele se agrada daqueles que Nele esperam. Meu socorro vem! E não "espero que venha", "tomara que venha" é fé inquestionável! Uma pequena fé levará vossas almas aos céus, mas uma grande fé trará os céus à vossa alma." ( C.Spurgeon). Creia! Este é o tempo do teu socorro "Desde agora..." (V.8c) pois Ele sempre está contigo. “E para sempre.”


Pr . Sidney de Castro
Profetas não se calem, senão Deus usa outros em vosso lugar!




Conheça o nosso
Espaço Missionário

Visite o nosso

“Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor. Eis que temos por felizes os que perseveram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e viste que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.” ( Tg.5.10,11.)

O sofrimento é um dos grandes mistérios da Bíblia! (principalmente dos justos). Sofrer é padecer, tolerar, suportar. Pela graça da revelação divina, pelas escrituras, buscamos forças para imitarmos o exemplo dos profetas e justos que sofreram por amor ao Eterno Deus.

Tiago fala de Jó como se seu nome estivesse atrelado quase como um sinônimo de sofrimento, mas que também estimula-nos a acreditarmos que o eterno tem um Caminho pela tormenta que redundará em benção e ensinamentos mais que edificantes!

Jó sofreu sendo justo. Mas não tirou o seu direito em buscar respostas para tamanha calamidade. “ensina-me eu me calarei...” (Jó 6.24a ), mostrando-nos que há um aprendizado, mesmo que muito dolorido, o sofrimento!

Jó também percebeu que nada adiantava sua auto-justificação, mas entendeu que o soberano tem caminhos que só nos resta colocar a mão na boca e exaltarmos seus desígnios! Interessante que quando o homem sofre, faz muitas perguntas... Mas quando Deus pergunta o homem não tem respostas!!! (Jó 38.3).

Com as interrogações humanas vem uma mescla de curiosidade com a arrogância, com as Interrogações do Eterno vem a mescla de revelação com motivação a ADORAÇÃO!!! (Jó 42.5). O sofrimento pela perspectiva bíblica insiste a levar a paciência!!! A paciência é estimulada até a Vinda do Senhor!( Tg .5.7).

O grande escândalo para muitos defensores de um evangelho sem Getsêmani, sem Cruz, sem Gólgota, (os arautos da doutrina da Teologia da prosperidade, da super-crença e das crendices hodiernas) que para O Eterno é agradável sofrer por causa do Bem! Sofrer pecando não agrada a Deus (1 Pe.2.20), o louvável é sofrer por amor ao nome Eterno (Ap.2.3).

Os que amam tem como primeira característica do amor verdadeiro o sofrimento (1 Cor.13.4,7)! E o que faz os defensores de uma doutrina sem cruz cair de seu cavalo é que o ensino petrino nos diz que para isso os cristãos (seguidores de Jesus só para lembrar) foram chamados!!! (1 Pe.2.21).

Jesus disse ao Grande missionário dos gentios que iria lhe mostrar o quanto ele iria sofrer por seu nome (At.9.16)! Agora há uma felicidade em sofrer fazendo o bem ... experimente-a (1 Pe 3.14).
Meus amados irmão não faço aqui uma apologia ao sofrimento, antes te exorto a amar o senhor Jesus apesar do sofrimento... Sabemos que depois do sofrimento (então com Cristo sofrimento tem fim) vem a glória (1 Pe1.11). Na eternidade não tem lugar para o sofrimento... então dê GLÓRIAS!!!!!!

Sola Dei Gloria - Pr. Sidney de Castro

Pensando em fugir


“Quem me dera asas como de pomba! Voaria e acharia pouso. Eis que fugiria para longe e ficaria no deserto...” (Sal.55.6-8)


Quantos já não passaram ou estão passando ou passará, por um desejo forte de bater asas e voar para bem longe de algo que lhe aborrece muito! Muitos estão em dilemas vocacionais, luta terrível para serem aprovados em vestibulares, e delicadas e confusas escolhas afetivas. Se pudéssemos somente voaríamos e pousaríamos em um lugar onde tudo já é resolvido...

Situações adversas estão em todas as fases e dimensões de nosso viver, não há como evitá-los! Então a fuga, o escapismo se apresenta como uma grande tentação quase que irresistível.

O Salmista aqui exprime seu desejo, mostrando sua humanidade que sempre busca em fugas resolver suas situações desconfortáveis. Desde muito tempo o homem busca em fugas fantasiosas, refrigério e alento para sua alma fadigada da jornada nessa existência.
Precisamos nos revigorar, porém não podemos fugir da realidade e ancorar na fantasia que se evapora...
Precisamos encarar nossa caminhada, e temos que encarar muitas aflições...

Percebe-se que o salmista se encontrava em grande aperto, perturbações, seu coração doía e parecia ter pânico! Por isso sua alma clamava por uma fuga que lhe desse refrigério...

Parece que diante te todas suas aflições, nada se comparava com o que mais lhe doía, pois o que o confrontava não era um inimigo, e sim amigo íntimo (irmão de fé) “homem meu igual” Vss12, 13 “íamos junto a Casa de Deus...” essa era a grande angústia de sua alma, pois verdadeiramente tem se acentuado o espírito intolerante, sectário, faccioso e desleal entre os irmãos que caminham juntos a Casa de Deus!

Dê asas Senhor a toda alma que esteja passando por isso...

Mas o desejoso de fugir percebe uma “fuga” eficaz: “Mas eu invocarei!” (vs.16). Ainda é a melhor alternativa voar nas asas do clamor que pode até nos apresentar um deserto, mas encontraremos uma sarça que queima e não se consome e assim, começar a relacionar com o Eterno que ouve gemidos do seu povo e “Desce” sem precisarmos voar, para nos libertar (de traumas, medos, fobias e desilusões). Ele ouve nossa voz. Voe na intercessão contínua!

Com todas as inevitáveis adversidades que existem nos intricados caminhos da vida o Eterno te convida e te desafia a lançar o teu cuidado existencial sobre Ele, pois Ele te sustentará e tu jamais serás abalado e voarás, sim voarás como Águias fortalecidas na força do Senhor que é totalmente amável!

Sola Gratia
Pr Sidney de Castro

DESISTINDO DE DESISTIR



Passemos para a outra banda do Lago...
Lc.8.22c)


Nessa passagem podemos perceber o Grande amor de Deus em jamais desistir de alguém.

No livro das Origens percebemos o Eterno insistindo em Adão quando esse peca e com muito medo foge de algo que é a razão da existência humana: Estar na presença do Pai!!

O Eterno em sua busca amorosa procura com seus olhos Santos alguém que esteja disposto a se colocar na brecha em amor, mas não encontra... mesmo assim persiste em buscar Adoradores que adoram em Espírito e em verdade (não em agrados a doutrinas humanas). Infelizmente segue o homem insistindo em suas buscas vãs: reconhecimento, auto piedade, preocupações com o exterior e primeiros lugares em recepções e convenções (antes eram nas Sinagogas): aprovação herodiana-governamental. Pobres buscas...

Jesus conta parábolas demonstrando o real valor das buscas: VIDAS!!!! (Dracma, Ovelha e Filho Pródigo).

Muitos desistem antes de começar a caminhar. O Jovem rico desiste da preciosa proposta em abrir mão de Mamom pelo Desejado de todas as nações! Por causa de sua insana escolha, a tristeza começa a ser sua companheira...

Jesus não desiste de morrer por nós, antes firma em seu semblante o desejo de ir a Jerusalém. Seu alvo: Gólgota. Uma Prova maior que Deus nunca desiste dos Seus!!!

Quando Emanuel decide entrar em um barquinho para ir em busca de alguém que todos rejeitaram por medo, egoísmo ou por repugnância, Ele demonstra sua grandeza em insistir com um homem sem esperança. Na sua habitação sepulcral, o gadareno já mostra-se morto, mas o Eterno apresenta-lhe a Vida!!! Cristo Liberta, veste, demonstra carinho e o ama, oferecendo-lhe a oportunidade de se engajar no grande mistério de Deus: jamais desistirmos daqueles que nos rejeitam.¨Vá para tua casa e conta quão grandes coisas te fez Deus(v.39)” e Aquele que recebeu o Amor-que-Não-Desiste, saiu desistindo de sua alienação, anunciando o Que Jesus lhe fez! O Eterno não desiste de nós... Desista de desistir!!!

Sola Gratia!!!
Pr. Sidney de Castro

Homens como Elias


Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós, e orou com fervor para que não chovesse, e por três anos e seis meses não choveu sobre a terra.
(Tg.5.17)


Elias, o Tisbita dos colonizadores de Gilead, aparece na narrativa bíblica meteoricamente. O Espírito não permite nem relatar seu parentesco com intenções de entrar logo no foco da dependência irrestrita e total que este homem deveria demonstrar em Yavé. Elias vive um período de grande apostasia-adultério do povo da aliança, e cabe a este homem com as mesmas paixões de qualquer mortal, pelo profetismo, levar o israelita a restaurar não só os altares de pedra, mas os altares espirituais com o seu verdadeiro Deus. O maravilhoso é que o Deus de Elias deseja usar homens que revelem seu amor, apesar das limitações, pois ele lembra que somos pó! Ele consegue edificar em bases que muitas vezes não entendemos, mas percebemos como ele é totalmente amável...

Homens, como Elias, enfrentam o sucesso, mas seu sucesso é sempre recorrer ao sucesso advindo do Gólgota!
Elias ora e fogo cai. Elias traz discernimento espiritual sobre a verdadeira divindade. Elias corre em êxtase pelo triunfo, ultrapassando carruagens reais! Parece que Elias está dopado pelo sucesso espiritual! Não há tempo de retomada de forças, reflexão, nem para o descanso...somente se deliciar com a glória do momento. Mas, homens como Elias, experimentam revezes...recado de Jezabel que consegue penetrar no mais profundo de sua alma, e o ‘gigante’ sente medo. Egoisticamente escapa por sua vida! Correu pelo triunfo, agora corre impelido pelo medo!!! Orou... agora foge! Paradoxo humano: valentia de cume e covardia de vale!!! Na crise nossas paixões mais escondidas afloram. Assim somos nós... Homens como Elias.

Homens como Elias se deparam com a depressão por se permitirem que o medo suba em seu altar! Pede para si a morte (1Rs.19.3,4) sem temer esconder seu pulsar mais secreto, permitindo assim que todos não se esqueçam que ele possui uma humanidade. Não tenhamos medo de nossa humanidade, só assim desfrutaremos da graça divina. Depressão que nos neutraliza, e deixa-nos ensimesmado parece que tudo está em queda-livre, e as experiências passadas não tem valor. Sempre buscando o isolamento, segue o depressivo, mesmo de corpo presente, mas ausente. Ele não quer resolução, ele quer Morrer. Não cuida da alimentação, preferindo só dormir como um ópio para sua dor!

Homens como Elias, precisam saber do Deus que os buscam lá na profunda crise. Mesmo em crise, o Senhor trabalha em sua depressão, propondo um caminho solitário de 40 dias!

Homens como Elias, precisam buscar onde se trabalha o sucesso: Monte Horebe, símbolo de busca de poder, de presença de Deus!!! No Horebe, dialogando com O Eterno, surgem as raízes da depressão. Elias querendo ser top descobre que não é melhor que seus pais. Elias, frustrado, se sente só, pois parece que toda demonstração de poder nada adiantou. Jezabel ainda governa e, pior, quer lhe matar!!! Ameaças ao invés de reconhecimentos... Elias quer morrer... muito zelo e pouca conversão,não nos é familiar? Deus se revela de maneira restauradora a Elias, trazendo uma nova revelação ao profeta: um trabalho sem espetáculo!(Sai da caverna) ventos fortes, terremotos , fogo,porém sem Shekinah.Então sussurra com Presença! Mostra-lhe duas realidades: substituição e reconhecimento de que não somos os únicos a quem Ele pode usar!!!

Homens com as mesmas paixões de Elias, precisam aprender Que no ministério precisa de lugar para amadurecimento interior. Mesmo pensando em parar ainda temos azeite para distribuir!Deixa Deus comunicar conosco como ele quer (sussurro), assim seremos grandes no Reino dos Céus como uma criancinha que sempre tem o que aprender e depender do Pai amado!! Ao invés de morte, Deus nos preparará uma carruagem de fogo para estarmos sempre junto com o Autor da Vida.

Sola Gratia
Pr. Sidney de Castro

terça-feira, janeiro 08, 2008

Voltemo-nos para os gentios

Então Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Era mister que a vós se pregasse em primeiro lugar a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos viramos para os gentios;
(At.13.46)



A missão gentílica tem sua expressão no ministério apostólico de Paulo. Dentro da economia divina a primazia era anunciar primeiro aos judeus depois aos gentios (não-judeus). Paulo sempre procurava uma sinagoga, por causa da facilitação da oportunidade de expressão. Mas havendo o empecilho, ele não tinha cerimônia em se voltar para os não-judeus!
Compreendemos que Deus está fazendo uma grande obra, e muitos judeus estão aceitando Yeshua Hamachia (Jesus é o Messias). Sabemos também que Atos.9 trata do futuro glorioso de Israel no cumprimento profético salvífico-escatológico.
Então entremos no plano de Deus... Ele deseja que todos os homens sejam salvos (I Tm.2.4). Há bilhões de gentios esperando uma palavra de salvação e onde estão os paulos e barnabés que anunciarão? Infelizmente estão dentro de suas sinagogas competindo quem faz melhor ou com mais competência, embebecidos com seus achismos,cultuando seus deuses problemas-fúteis, fechando a porta da graça com seus legalismos e burocracias eclesiásticas. Enganando e sendo enganados, não vão muito adiante... não passam de seus discursos decorados e sem vida, pois são religiosos do tempo do fim!
Estão prostrados diante de Mamom, e a Simonia é prática regular em suas liturgias, porque fizeram escola com Balaão, o precursor desse caminho. Estão também em seus "caminhos" que mais parece uma nova versão do essenismo, onde só eles estão deliciando-se com a graça, e os demais estão fadados á alienação, pois esse exclusivismo não permite os não esótéricos-cristãos a desfrutarem da multiforme graça de Deus. Estão por demais ocupados em infindáveis campanhas de vitória, onde a vitória da cruz ficou secundária.
Estão ocupados demais em defender os seus avivamentismos e esquecem de que o avivamento nos faz lembrar que almas é o grande alvo do Deus do avivamento. Deus este que aviva-nos para sairmos de quatro paredes. Estão procurando adular seus pares com infindáveis acampamentos, retiros e encontros em parques termais... talvez por se acostumarem com a mornidão em suas vidas...
– Senhor tenha ânsia de vômito, para que nos arrependamos e voltemo-nos aos gentios fervorosamente!!!Quando as portas das sinagogas se fecharem, tenhamos ousadia de nos voltarmos aos gentios.
A decepção sinagogal desperta-nos a consciência e novamente somos impulsionados pelo Senhor de toda a terra a voltarmo-nos aos gentios.
Onde houver um gentio sem Jesus, o Vento quer soprar você nessa direção... deixa Deus te levar, e a vida louca da sinagogas frias não te levará mais ao descontentamento espiritual. Pelo contrário, se Cristo contigo vai ...vá até os gentios !!!
Sola Dei Glória!!! Pr. Sidney de Castro

Alegre-se de novo


Este salmo é um cântico para peregrinos subindo à Jerusalém para uma das festas judaicas (páscoa, pentecostes ou tabernáculos). No primeiro verso percebemos a alegria do salmista ao ser convidado a participar da peregrinação. Hoje, infelizmente, muitos cristãos se entristecem quando são convidados a irem à casa do Senhor... !!! O que tanto entristece o povo de Deus, quando estes deveriam se alegrar?
Parece que há uma inversão de valores: no local de alegria só fardo, prisão, ameaças, terror e muita falta de amor.Talvez, também, porque muitos saem de suas casas com a intenção de adorar e não de participar de um show, circo ou comício. Muitos estão buscando o sobrenatural (nada de misticismo exarcebado), mas encontram um humanismo no lugar do Cristo que quer ter comunhão com o homem (querem Atenas e não Jerusalém).
Jesus, determinado, também peregrinou até Jerusalém, mas quando chegou perto seu coração bateu forte, suas emoções foram a mil...CHOROU... Chorou porque Jerusalém fora entendida por ele como assassina de profetas (aquele que tem comunhão e leva a mensagem do seu Senhor) e cidade que não deseja comunhão como de uma galinha e seus pintinhos. Jesus chora, ainda, quando sua mensagem é assassinada pelo espírito de Jezabel, com mensagens de auto-ajuda, teologia da prosperidade, confissão positiva, fusão de crendices, busca frenética por Mamon, camuflada em campanhas nunca incentivadas pelo Guerreiro Divino e ataques contínuos contra qualquer forma de adoração que não seja a definida pelo sinédrio de fariseus e saduceus que não acreditam mais em anjos ou mesmo no Deus da Shekinah!!! Chora pelo divisionismo que é tão cretino e descarado, onde cada um quer cuidar do seu imperiozinho medíocre esquecendo que o Mestre orou para que fôssemos um... mas sua oração tem resposta breve!!!
Meu irmão, Jesus te entende quando você prefere um culto digital, uma conversa entre amigos em alguma lanchonete ou até mesmo uma novela debaixo de um edredom... Mas ele não desiste de purificar sua casa, porque a casa do Pai é Casa de Oração e não covil de lobos. O Bom Pastor está trabalhando com seu cajado! Ele ainda vira mesas e chicoteia com mensagens, louvores que te levam a desejar estar em Sua casa, ou até mesmo quando famintos e em meio a porcos, lembrarmos que na casa dele até os jornaleiros são fartos de pão! Podermos contemplar milagres em sua casa e as crianças (que produzem o perfeito louvor) gritarem Hosanas nas alturas!!(Mt.21.12-16).O Espírito que produz alegria quer novamente te alegrar e te convida: VAMOS A CASA DO SENHOR!!!!!!!!!!!!!

SOLA DEI GLORIA!!!Pr.Sidney de Castro

Não nos cansemos


Na nossa caminhada existem momentos que somos tentados a desistir dado o cansaço ser demais. Isto por muitos fatores que ocorrem e que nos surpreendem. O grande apóstolo (Apóstolo mesmo), com toda a humildade que aprendeu ao longo do caminho, se inclui nessa possibilidade do cansaço .Observe 'nós' ao invés de "vós"!
Quando mergulharmos no livro Eterno, encontraremos muita gente boa se cansando, nos alertando que nessa jornada todos corremos o grande risco de nos cansarmos do bem!
Quantas vezes somos tentados a pensar que o "crime é que compensa ",dado a impunidade que assola os nossos dias. Que a justiça em nossa realidade é algo utópico, que o sofrimento sufoca a idéia de um Deus bondoso...como isso tenta em nos CANSAR!!!
O pior é quando entramos em muitas igrejas (oásis para o cansado) e sentimos uma fadiga enorme por causa da religiosidade vã, farisaísmo, sede de poder temporal, flerte com a politicagem, ausência da shekinah. Icabod causa um terrível cansaço!!!!!No livro de Gênesis (alertando-nos logo no princípio) encontraremos Esaú se cansando. Esaú sai para caçar (era o que ele fazia de melhor) e não caça nada. Exausto, ele troca o eterno pelo temporário! Muitas vezes no que sabemos melhor fazer nessa vida nos traz frustrações pelo tedioso cansaço. Trocamos Jesus pelo efêmero. O triste é que Esaú mesmo buscando com lágrimas, (um dos versículos mais tristes da Bíblia) não recuperou sua benção. NÃO NOS CANSEMOS!!!!!
João, o Batista, se cansou em meio a dúvida circunstancial da prisão de seu cansaço, manda seus discípulos perguntarem a Jesus se ele era o Messias esperado. Ele tinha uma mensagem profética, teve visões, enfrentou o pecado de Herodes (profetismo), ouviu o bath kol (Voz divina) e mesmo assim se cansou... Jesus cura seu cansaço com a PALAVRA."Voltem e anunciem a João..." (Mt.11.4). A Palavra tira o teu cansaço. NÃO NOS CANSEMOS!!!
Pedro diante das perplexidades: aprisionamento, sofrimento, crucificação, morte e sepultamento do Mestre, se cansa e diz em alto e bom som: vou pescar (porque estou cansado disso tudo). Pedro não pega nada, mas encontra novamente com o Mestre, se alimenta com o que Ele lhe oferece (peixe na brasa) e recebe um grande refrigério para sua alma - oportunidade de mostrar o quanto amava o Senhor que restaura o cansado!!!
Meu amado, vá até Jesus. Ele convida "Vinde a mim todos os cansados que eu vos aliviarei" .Não se entregue ao cansaço. Há um lugar de descanso para você. Jesus é o nosso lugar. Ele te ama!!! Não se canse de fazer o bem. O tempo está chegando!!!!!
SOLA DEI GLORIA! Pr. Sidney de Castro


Na Visão de Deus


No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor do Exércitos; toda terra está cheia da sua glória. (...) Depois disto, ouvi a voz do Senhor que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.(IS.6.1-8)
Nos caminhos do Senhor, precisamos de sua visão. Cresceremos, avançaremos, abraçando sua visão!
Isaías já era profeta do Senhor, mas no ano da morte (de Uzias) foi o ano da vida abundante. Muitas vezes algo precisa morrer para termos de ampliar nosso conhecimento sobre o Senhor .
Uzias, o rei, no começo de sua carreira (2Cr.26.5) buscava a Deus com grande entusiasmo, dependia de Deus e era grandemente abençoado. Porém quando se sentiu forte...(2Cr.26.16) esqueceu de reconhecer a majestade do Rei do universo. Seu coração ficou cheio de orgulho. O orgulho leva ao espírito religioso! (2.Cr.26.17,18) se meteu com o sagrado, mas totalmente desprovido da humildade.
Quis ministrar onde não foi chamado, parece que já vimos esse filme, quantos profissionais da fé existem hoje totalmente fora da visão de Deus!
Onde estão os sacerdotes reais para se oporem contra aqueles q nada tem a ver com o serviço sagrado, querem manipular a igreja através de filosofias ou mesmo pela via política.
Deus levante muitos Azarias para resistí-los! O orgulho nos impede de termos uma visão do Cristo que almeja se revelar!!! Deus quer nos transformar, pela visão do seu filho(2Cor.3.18). Orgulhos serão postos isolados da visão de Deus (LEPRA).
Enquanto os Uzias são preteridos, Deus convida a abraçarem sua visão. Na visão existe purificação (BRASA DO ALTAR), aumento de conhecimento da Santidade daquele que está assentado no trono e privilégio de participar do projeto de Deus - LEVAR SUA PALAVRA DE SALVAÇÃO AOS POVOS!!!!!
Quem enviarei? Quem enviarei? Quem enviarei? Na visão de Deus poderemos dizer, com muita humildade :EIS-ME AQUI. ENVIA-ME A MIM!!!
SOLA DEI GLORIA! Pr.Sidney de Castro

Uma Súplica aos Pastores - Kenny


Carta enviada ao periódico “Heartcry Journal”


Prezados Pastores e Pregadores,

Recentemente, ouvi um pastor (não da minha igreja) pregar um sermão sem vida, sem paixão, sem objetivo, destituído de poder ou fogo. Quando me refiro a fogo, não estou falando a respeito de pregações animadas, que incitam a audiência a imitar aulas de exercícios aeróbicos. (Conheci Vance Havner, por exemplo, um grande pregador que falava com poder, paixão e fogo, embora sua voz fosse monótona e seu estilo de pregação bem estático.) Mas a mensagem que ouvi esse dia foi uma perda de tempo para mim, o que me levou a expressar os seguintes pensamentos aos pregadores em geral:
Nós, o povo de Deus, temos sede e temos fome. Estamos machucados e precisamos de ajuda. Precisamos do fogo de Deus e precisamos do poder de Deus. E, para isso, precisamos de você, pregador. Você tem um chamado especial na sua vida e Deus o escolheu para ser a voz dele.
Porém, não precisamos de mais pregações “engraçadinhas” ou engenhosas, por mais que ilustrações e eloqüência possam ser eficazes na comunicação de uma mensagem. Não precisamos de pregações didáticas, com três pontos, seis subdivisões e uma história comovente no final, embora todas essas coisas possam ajudar a transmitir uma idéia. Não precisamos de mais piadas e brincadeiras inúteis para entreter-nos durante os cultos. Não precisamos que você constantemente faça referência a si mesmo enquanto prega. E não precisamos ouvir mais pregações de segunda mão, encontradas na Internet ou em algum livro adquirido numa feira promocional.
Precisamos é de pregadores que tenham o fogo de Deus. Precisamos é de pregadores que tenham o poder de Deus. Precisamos é de pregadores que tenham paixão pelas mensagens que proclamam. Precisamos é de pregadores que nos alimentem da Palavra escrita de Deus e que depois nos apontem para o Verbo vivo de Deus. Precisamos é de pregadores que sejam consumidos pelo fogo do céu para que nós também sejamos consumidos por Deus. Precisamos é de pregadores que sejam inflamados por sua paixão pela Palavra de Deus.
Por favor, ajudem-nos, pregadores! Sabemos que temos uma responsabilidade pessoal por nosso próprio caminhar com Deus. Mas precisamos de ajuda. Somos fracos, somos frágeis, somos esquecidos. Precisamos ouvir do céu. Não precisamos ouvir sobre pescarias ou viagens turísticas nas pregações. Não precisamos ouvir sobre festas ou confraternizações na igreja. Não precisamos ouvir sobre nosso time favorito de futebol. Não precisamos ouvir sobre suas realizações, premiações ou qualificações profissionais. O que precisamos ouvir é que você foi autorizado por Deus para proclamar a palavra da vida para nós.
Estamos desfalecendo aqui nos bancos da igreja, desfalecendo porque há pouca ou nenhuma visão de Deus na maioria dos púlpitos. Estamos cansados de ouvir o texto de Provérbios 29.18 (“Não havendo profecia [ou visão] o povo se corrompe [ou dispersa]”) interpretado erroneamente como uma exortação a planejamento de longo prazo. Nós, o povo, estamos perecendo porque não há visão de Deus.
Levantem-se! Tomem sua posição! Não aceitem mediocridade! Não aceitem algo inferior! Busquem tudo que puderem de Deus, transmitam-no para nós e depois voltem para buscar mais. Persigam a Deus com paixão. Não subam ao púlpito enquanto não tiverem uma mensagem da parte dele para nos transmitir. Não preguem enquanto não souberem que estão bem com Deus. Não subam ao púlpito enquanto não tiverem convicção de que foram ungidos por Deus e que têm o fogo de Deus.
Com sinceridade, Kenny
PS: Dizem que onde há fumaça, há fogo. Infelizmente, porém, a fumaça também pode ser um indício de que o fogo que outrora ardia já se apagou.
Publicado originalmente no periódico “Heartcry Journal”, edição 33, 2005.
Mais informações sobre essa publicação:
www.LifeAction.orgimagem:http://www.maisjesus.net

Ressurreição


"E, se não há ressurreição de mortos, então Cristo não ressucitou. E, se Cristo não ressucitou, é vã a nossa pregação, e vã a vossa fé;" (ICor15.13,14)

"A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando coisas concernentes ao reino de Deus." (At.1.3)

A ressurreição de Cristo tem poder de ressuscitar nossos ânimos para levantarmos em busca de nossos alvos. Jesus foi o pioneiro a ser ressuscitado dentre os mortos para uma existência glorificada.
Não podemos, porém, encarar sua morte como derrota. A morte trouxe a vitória (Hb.2.14) e a ressurreição confirma para todo sempre que Jesus é o grande christus victor, on nikon, o Grande Vencedor. A morte é expiatória e a ressurreição é a confirmação da expiação aceita! Não podemos dissociá-la.(Mc.8.31).
A ressurreição prova a divindade do tão humano Emanuel. Como ele ressurgiu, cremos que ressurgiremos (I Cor.15.20-23). A ressurreição nos impulsiona ao trabalho, pois sabemos que vale a pena! O sepulcro não enterrará nossos sonhos, nossas lágrimas e nosso bem feito aqui na terra. O túmulo vazio mostra que não é a injustiça, a miséria a corrupção, a exploração sexual, trabalhista ou das nações mais ricas que prevalecerão... Ressurgirá novo céu e nova terra!!!!
A ressurreição nos convida a entrarmos na vitória de Cristo! Paulo pergunta "Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Deus nos dá vitória por meio de Cristo Jesus!!! Derrota não é coisa de quem confia que Jesus ressuscistou!!! "vencido estava vencendo"(Stott).
A ressurreição mexe com nosso vocabulário, e começamos a falarmos em triunfo, conquista e vitória!!! É vitória sobre todo o mal (Col.2.13-15) CREIA ELE RESSUSSCITOU !!! Che vive, Elvis vive, Cazuza vive, mas só o meu Salvador RESSURGIU, VIVE E REINA!!!!!!A vitória foi confirmada pela ressurreição. Todo cristão é vencedor quando entra na vitória daquele que vivo está e Reina para todos os Séculos AMÉM!!!
SOLA DEI GLÓRIAPr. Sidney de Castro

João 19.19


"Pilatos escreveu também um título e o colocou no cimo da cruz; o que estava escrito era:
JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS." (Jo.19.19)


Mesmo em meio a cristandade, ainda muitos não vêem dificuldade em responder essa pergunta. Mas, como já dizia P.T.Forsyth "A pessoa não pode compreender a Cristo se não compreender sua cruz".
O Senhor Jesus fora acusado,humanamente falando de blasfêmia (pelo Sinédrio) e sedição (pelo tribunal romano). O Sinédrio o acusava de blasfemo e herético, pois se dizia Filho de Deus (Jo.23.2). O tribunal romano, percebiam-no como uma ameaça à lei e a ordem, a qual não podiam tolerar. Morreu como um criminoso, um horrendo erro judicial, vítima de mentes medíocres e como mártir de sua própria grandeza.
Os responsáveis pela morte passam por uma corrente de responsabilidade, uma conspiração (At. 4.27). Os soldados romanos foram os executores do erro judicial, Pôncio Pilatos movido por covardia e ambição (Mt.27.23). Caifás e a elite judaica, envenenados pela inveja!!! Judas o traidor estava prostrado aos pés de Mamon e ganância era sua deusa (Mc.14.21). Infelizmente somos tentados pelos mesmos motivos, para eliminar o Mestre... quando caímos nesses erros e não pedimos a graça para vencê -los estamos novamente crucificando o Senhor (Heb.6.6). Queremos eliminá-lo de nossas vidas como Freud, Marx, Hume, Darwin e tantas correntes filosóficas ou científicas que não se coaduna com o Salvador amado.
Os desígnios de Deus se cumpriram no calvário, onde percebe-se o sacrifício voluntário do Cordeiro de Deus (Ef.5.2, Gl.1.4). Também a necessidade de substituição, onde a questão vicária era necessário (IICor.5.21). A expiação foi feita (Hb.9.22).Tudo se consumou, a obra foi feita!!!
A vitória foi conquistada na morte e não na Ressurreição. A ressurreição é a confirmação da vitória conquistada na cruz (Hb.2.14). A nossa vitória está em entrarmos na vitória que Cristo victor conquistou por nós. Aleluias!!!! Quanto mais compreendermos a substituição, mais confiaremos e conheceremos o substituto!!! "Quem entregou Jesus para morrer? Não foi Judas por dinheiro, não foram os judeus por inveja, mas o Pai por Amor!!! (Otavius wislow).
SOLA DEI GLÓRIA!!! Pr. Sidney de Castro.

Amigo Íntimo de Deus


Falar de sofrimento não é fácil. Quem nunca passou por uma dor, quer seja ela física ou emocional, chegando até a pensar que não iria suportar mais? Várias foram e são as nossas experiências! Alguns já perderam um ente querido, outros perderam um emprego, ficaram doentes, alguns foram afrontados... Vários são os tipos de sofrimento capazes de “derrubar” um ser humano.
A Bíblia traz o relato de um sofrimento terrível. Este relato é o da vida de Jó – um árabe muito rico, não-judeu, morador da terra de Ur que era “íntegro, temente a Deus e que se desviava do mal” (Jó 1.1). Jó amava o Senhor de uma maneira muito intensa, a ponto de não querer nem que seus filhos desagradassem a Deus. Após os banquetes oferecidos por seus sete filhos e três filhas em suas residências, ele entregaria holocaustos por eles, pois poderiam ter pecado contra Deus em seus corações (v. 5); Jó fazia isso continuamente, pois conhecia o Senhor. Se ele o conhecia é porque andava com ele, era amigo dele.
Conhecemos este início da história de Jó. Sabemos que o Diabo destruiu todos os seus bens, seu gado, matou seus filhos e, para piorar a situação, derramou sobre a vida de Jó uma enfermidade que acabou deformando as feições de Jó, fazendo com que sua mulher, num ato de desespero, pedisse para que ele amaldiçoasse a Deus e morresse (2.9)!
Porém, mesmo com todo o sofrimento passado, descrito nos primeiros dois capítulos do livro, Jó pronuncia apenas duas coisas: “Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei. O Senhor me deu, o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor.” (1.21.) “Se recebemos o bem de Deus porque não iríamos receber também o mal.” (2.10.) Somente alguém, conhecendo e amando muito outra pessoa, pode fazer uma declaração de amor e de confiança como essa! Jó amava a Deus. Acontecesse o que acontecesse, seu amor por ele jamais seria abalado. Sua amizade com Deus era muito grande. Jó sabia que tudo que estava acontecendo tinha uma razão, pois seu amigo íntimo – Deus – jamais o decepcionaria, jamais o prejudicaria, jamais teria prazer em vê-lo mal, ou destruído.
Qual tem sido nosso grau de intimidade com o Senhor Jesus? Qual tem sido o nosso relacionamento com ele? Temos sido apenas aquele amigo que o visita de vez em quando? Somos aquele amigo de ocasião, que só o procura quando precisa de algum favor? Ou será que somos aquele amigo de fachada, que se arruma todo para ir visitá-lo em sua casa? Realmente Jó tinha muita intimidade com o Senhor. E não seriam problemas terrenos que o afastariam do seu grande amigo. É possível alguém amar outra pessoa sem querer nada em troca? Isso só acontece quando se tem um amor muito grande um pelo outro; quando se tem um profundo grau de intimidade com a outra pessoa. Jó provou que isso é possível. O amor é sofredor, é benigno, não quer nada em troca, diz 1 Coríntios 13.

Por: Renata Lima

Quem somos, o que nos tornamos nesta vida, e o que realizamos de importante estão nas mãos de Deus. Não podemos conseguir honra duradoura para nós mesmos sem a bênção dEle. Não podemos assegurar o nosso futuro ou a nossa segurança sem a proteção e bênção dEle. A base de toda realização e glória depende de nossa disposição para colocar as nossas vidas sob os cuidados dEle.

SOLA DEI GLORIA!!!

Missões - Oportunidade da Igreja


E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! (Rm.10.13)

A maior contribuição histórica que a Igreja pode dar a esse mundo é a anunciação do Evangelho. A oportunidade aos povos está relacionada a obra missionária.
As escrituras revelam que a grande oportunidade de se expressar o amor é pela via missionária. Todas as tragédias que tem ocorrido ultimamente serve para que o cristianismo intolerante, colonizador, explorador de algumas potências do passado, possam demonstrar o amor que aos pouco tem se esfriado, dado o aumento da iniqüidade, que demonstra um sinalizador escatológico!
O bom Samaritano nos ensina que amar é abrir mão em certas horas de nossos projetos dado a urgência que nos apresenta. Também amar é correr risco se preciso for (diferente de nossa adoraçõeszinhas escapistas e aconchegantes de nossos castelos-templos de hoje em dia) para expressar o amor em ação! Também nos ensina que para amar fazendo missões precisamos de dinheiro, como ele pagou do seu bolso a estalagem. Nosso dinheiro deveria ser mais empregado na obra missionária ao invés de projetos bairrista e pronvicianos. Igrejas que só se preocupa com seu umbigo é coisa de alguém que ainda não entendeu que o Evangelho do Senhor é universalista!
Revelam também que é uma oportunidade de engajamento. Muitos vivem buscando qual o sentido da sua vida, e o impressionante é que se dizem cristãos. Pois a obra missionária mostra que todos viemos a este mundo, com a missão sublime de SERVIR! Tenho orgulho não de Pelé, Ronaldinho Gaúcho, Gil ou JK. Eles contribuíram com o nosso pais... mas quando vejo vidas como Dom Helder, Betinho, Daniel Berg, Gunnar, e outro gigantes do amor e de missões, fortalece a vontade de me engajar em algo que valha a pena!!
Revelam que oportuniza o levar a Fé. Um mundo tão supersticioso, mas sem muita fé. Um mundo cheio de tecnologia, mas cada dia mais sem sentimentos. Um mundo com o avanço da ciência mas tão carente da sabedoria Divina. A ponto do grande propagador da fé perguntar: ''porventura achará fé na terra quando voltar o Filho do homem?''.
Oportunidade de contribuição ao desfecho escatológico. Este evangelho precisa ser anunciado. Deixemos de ser igrejas cantantes, e passemos a igreja que adora e anuncia as boas novas! Como crerão se não aproveitarmos tão grande oportunidade...Jesus te oportuniza hoje...
FAÇA MISSÕES É SUA OPORTUNIDADE!!!!
SOLA DEI GLORIA!!! Pr. Sidney de Castro

Romanos 5.1

Sendo, pois justificados pela fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. (Rm.5.1)
Psicólogos, filósofos e poetas já tentaram descrever a felicidade. Parece algo, segundo suas conclusões, bem-estar, contentamento ou boa sorte. A tal felicidade realmente existe? ''todo mundo persegue, mas é difícil definir''. O que nos revela as sagradas letras?
Quero que você, que já está quase desistindo dessa tal de felicidade, comece a considerar o que nos revelou o Apóstolo Paulo. Em Romanos capítulo 5, ele começa a nos levar a crer que só é feliz aquele que tem paz com Deus! Não é meramente um sentimento subjetivo como ''paz de espírito'' ou ''paz interior'', mas é algo que tem a ver com nossa relação com ELE! Imagine a possibilidade de você não gozar de uma amizade com o Criador... é nesse sentido que Paulo quer levar os romanos a perceberem como Cristo Jesus nos reconciliou com o Pai. Partindo desse conceito entendemos que o pecado é o grande vilão, que rouba-nos a Felicidade! DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ??? Amigo ou inimigo?
A felicidade na concepção secular está ligada ao pensamento de uma geração light, onde tudo é muito descartável, e volúvel, de uma geração de ficantes, onde o que se fica mesmo é o grande vazio de uma vida sem sentido, e também de uma geração big brother, onde ser famoso e se dar bem é o grande lance, mesmo que abrir mão de todos os princípios seja necessário, o importante é o aqui e agora! Confunde-se com o ter em detrimento do ser. Só associa-se em obter (sucesso, consumismo, sexo, realizações) seus desejos totalmente egocêntricos.
Quando olhamos para aquele que experimentou a Felicidade na plenitude, ele nos remeterá para o seu sermão mais humano... O sermão da montanha. Prático ou utópico? Vai depender do grau de amizade que você gozar com Ele. Jesus diz que Bem aventurado...(MAIS QUE FEILZES, FELICÍSSIMOS) são aqueles que estão buscando SER, pela força de Jesus. Felicidade consiste em amar a Deus sobre todas as coisas... Dentro de nosso ser fluirá uma fonte que jorra para a vida Eterna!
Felicidade é saborear a vida com Jesus... é ter mais contentamento no lugar de frustração, reclamação ou descontentamento. É lucrativo o contentamento mesclado com a piedade! Valorizar o que já temos evita sofrermos pelo que ainda não temos. Valorize seu dia, seu amanhecer, seu entardecer... em tudo isso há felicidade... Jesus não eliminou as adversidades, mas possibilita a felicidade apesar delas!
Felicidade é ter Jesus como amigo verdadeiro e sabermos que a nossa felicidade começa aqui e agora, e nos desafia a vivê-la eternamente !!!
SOLA DEI GLORIA !!!!Pr. Sidney de Castro

Lenço Divino


“Deus enxugará de seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte,nem pranto, nem clamor,nem dor, pois já as primeiras coisas são passadas.”(Ap.21.4)

Todos esperam o grande dia em que chegará o fim do choro. Claro que não o choro do sabor da conquista, vitória e do gozo, mas do choro das ‘primeiras coisas’. O lindo da bíblia é que mostra a grandezas de Deus e as fragilidades humanas. Fragilidades, que em muito casos, são expressas por lágrimas. Sempre foi muito difícil aproximar da morte. Não é a toa que encabeça a lista terrível das ‘primeiras coisas’, que serão abolidas!
Deus usará seu lenço (Emanuel) e consolará todos aqueles que perderam seus entes queridos, como Davi, que perdera o ambicioso Absalão, mas não menos amado por seu pai.
Deus usará o lenço para atender todos aqueles que, como Abraão, intercedeu por pessoas tão longe do amor Divino.
Deus usará seu lenço para consolar todos aqueles que enfrentaram o opróbrio e a vergonha, como no caso da estéril Ana.
Deus usará seu lenço para confortar todos seus anônimos missionários, que muitas vezes no campo missionário choram, mas avançam porque sabem que semeando com lágrimas colherão seus molhos com júbilo! Limpará também as lágrimas de todos pecadores perdoados, mas muito agradecidos, a ponto de lavar os pés Divinos pela genuína adoração(Lc.7.38)!!!
Enxugará... Pois Ele mesmo experimentou as emoções que geram lágrimas em nós tão frágeis humanos...
Humanos que aprenderam a aguardar na tão misteriosa e perfeita vontade de Deus. Ele chorou diante da morte do seu amigo Lázaro, pois compreendia que a terrível conseqüência do pecado é a separação mais conhecida como morte. Separação esta que o levou a chorar no Getsemani, pois iria experimenta-la por mim por você.Chorou também quando Jerusalém não quis abraçar seu projeto Emanuel. Ele que orava com lágrimas(Heb.5.7)será para toda eternidade nosso consolo(Mt.5.4)

MAIS DO QUE FELIZES SÃO OS QUE CHORAM.. DEUS USARÁ SEU LENÇO!!!
Sola Dei Glória!Pr. Sidney de Castro

A gratidão dos perdoados


Em verdade vos digo que , em todas as partes do mundo onde este evangelho for pregado , também o que ela fez será contado para sua memória (Mc.14.9).

Existe uma dívida que se torna impagável,se não nos rendermos a infinita Graça de Deus estendida a todos por Jesus Cristo o Salvador.Todos pecaram e necessitam desta Graça,porque somos tremendamente pecadores e Ele é infinitamente Santo!A ponto de Isaías contemplar o louvor de seres angelicais demonstrando sua Santidade através do recurso da ênfase - 3 vezes SANTO!!!
Quero pela Graça de Jesus alcançar corações despedaçados ,pelo efeito funesto do pecado. Você que se sente sem saída ,sem rumo sem forças para lutar sem forças de até fazer uma oração ,enfim Você que descobriu que não é tão perfeito como pensava que era,que necessita de uma cura urgente ,quero te dar uma grande noticia; A MÃO QUE FOI FERIDA NO MADEIRO ESTÁ ESTENDIDA PARA VOCÊ!!! Ele quer começar achar louvor em lugar de murmuração,jubilo em lugar de medo,gratidão em lugar de culpa.
Você que entendeu , que a vã religiosidade não produz desejo de louvar,agradecer,sorrir,amar...Pois não compreendia o tanto que precisava de perdão,pois essa religiosidade,só leva a preocupar-se com interesses egoístas, pois obscurece a dimensão do amor Divino.
Quando olho para vida desta mulher aprendo que ainda há um lugar para a gratidão,louvor e adoração... Ela não olhava para seu passado,de derrotas e fracassos, mas sim para o dia em que seu coração foi invadido pela doce Graça e misericórdia do meigo Salvador.a ponto de vencer preconceitos e barreiras para demonstrar seu amor ,a quem merece toda a gratidão e adoração. Sua adoração rompe paradigmas de uma religião fria e ritualista ,demonstrando realmente a quem muito se perdoa muito se ama...
Sua valorização acerca da pessoa de Cristo ,sobressai a do mesmo perdoado ,porém não tão grato (leproso)onde no lugar de banquete de afagos e massagens de ego,consegue oferecer algo de muito valor ,demonstrando seu amor e gratidão ao doador da vida!!!Sua preocupação estava em agradar o Mestre diferente de nossas ‘adorações’ maneiristas e preocupadas em impressionar nossos expectadores . adorações horizontais,sem vida sem espírito e longe muito longe da verdade.Precisamos ‘quebrar’ diante de Cristo tudo aquilo que valorizamos acima dele ,até mesmo nossa presunção de pensar que nossa adoração é a melhor do que a do nosso irmão que adora ‘diferente’.Nosso Cristo (graças a Deus)não denominacional,ele é Senhor te toda a terra!!!
Jesus considerou sua gratidão e tornou uma celebridade aponto de repartir com ela um memorial pelo santo testemunho do evangelho,demonstrando que sempre vale a pena adorarmos em espírito em verdade.’ela me fez boa obra1vss 6.adoremos aquele que nos perdou a dívida impagável ,ele é o Pai das misericórdias...adoraremos o Rei da Glória!!!

SOLA DEI GLÓRIA!!Pr. Sidney de Castro

Enfrentando o Getsêmani


"E foram a um lugar chamado Getsêmani..."(Mc14.32b).A palavra getsêmani, no hebraico significa ‘prensa de azeite’. O filho de Deus, como homem, enfrentou a ‘prensa’ e como pioneiro, mostrou-nos o caminho da vitória!!
Jesus não fugiu do getsêmani, mas corajosamente pediu a companhia de seus discípulos - momentos difíceis sempre é muito bom contar com amigos. Chorar com os que choram...Apesar de seus discípulos não perceberem que aquela quinta-feira era diferente de todas as outras, a ponto de ficar conhecida como ‘a noite em que foi traído’ bem comentou o escritor, evangelista anglicano John Stott ‘Os discípulos não conseguem penetrar no inconcebível mistério do seu sofrimento’. Quando entramos no getsêmani, sentimos necessidade de ajuda(v.33,34).
Jesus se abre com seus principais amigos e externa o que sente e pede para lhe ajudar em oração. Grande arma de ajuda: ORAÇÃO!!! Lucas diz que na ‘agonia’, orava mais intensamente. Infelizmente muitos, quando angustiados, fogem do getsêmani...
O interessante é que o pavor de Jesus tinha a ver com a quebra de comunhão que ele iria experimentar, quando o meu e o seu pecado cairia sobre ele, a ponto de clamar Eli, Eli. Lama sabactani (Mt.27.46). Nossos medos são frívolos diante da grandeza do Filho do Eterno!!!
Jesus nos ensina que diante de profundas angústias devemos persistir em orar. Três vezes orou no mesmo propósito. Como desistimos fácil daquilo que aparentemente desejamos tanto... quando precisou de companhia na oração seus discípulos, em sono egoístico, não abraçaram o convite.
Jesus ensina-nos a encarar de frente nossos desafios e não sermos escapistas! Devemos também submeter-nos completamente à vontade do Pai. Como o Pai sabe o que é melhor para seus filhos, para contrastar e combater o ‘evangelho das facilidades’. Antes da cruz tem um getsêmani: traição, abandono, pavor, agonia (a ponto de suar gotas de sangue), injustiças (o grande libertador sendo preso), e cair nas mãos de homens cruéis...
NO JARDIM DO EDEM O HOMEM CAIU, MAS NO GETSEMANI, Jesus decidiu objetivamente salvar a humanidade. ALELUIAS!!!Ele venceu pela obediência total ao Pai. Podemos vencer também, seremos glorificados com Ele. Aquele que vencer sentará com Ele no trono (Ap.3.21).

SOLA DEI GLÓRIA!Pr. Sidney de Castro

Rio de Deus



HÁ UM RIO CUJAS AS CORRENTES ALEGRAM A CIDADE DE DEUS,O SANTUÁRIO DAS MORADAS DO ALTÍSSIMO.(SAL.46.4).


Os rios podem ser mansos, violentos, limpos, poluídos, divertidos, e podem ser fatais.Mas existe um Rio que é sobrenatural, e nesse rio o Espírito Santo te convida a mergulhar!!!Para entrarmos na órbita do Espírito, é necessário que creiamos,.porque sem fé é impossível agradar a Deus.
Jesus disse:QUEM CRÊ EM MIM, como diz as escrituras, do seu interior fluirão RIOS DE ÁGUA VIVA. Isto ele dizia DO ESPÍRITO que havia de receber os que nele CRESSEM... (Jo.7. 38 ,39 a ).Sabendo que O Rio flui dos que crêem, todos estes possibilitam vida em lugar de morte, abundância em lugar de miséria e crescimento em lugar de estagnação! O Rio de Deus traz a felicidade tão almejada, mas tão pouco vivida. (Sal. 36.8,9).
HÁ UM RIO...No antigo testamento, mais precisamente no livro de Ezequiel, no cap.47 encontramos uma visão que nos fala de um Rio. Ezequiel no hebraico é’Deus fortalece’. O Senhor quer fortalecer sua caminhada na terra .HÁ UM RIO...Na visão, o profeta vislumbra que as água saíam do templo. Templo sem presença de Deus é só edificação, mas templo com Rio, é chamada ao crescimento experimental com Deus. Observe que o profeta foi impelido a passar pelas águas.
E aos poucos foi aprofundando no rio até nadar!!! Depois que ele passa pela experiência no rio, ele começa a perceber o que o Rio pode proporcionar: CURAS, SALVAÇÃO E REALIDADE MISSIONÁRIA (Ez.47.7-9). Este Rio é o própria vida de Jesus fluindo nos que dão crédito ao seu operar através do Doce Espírito!(Ap.22.1). Da cruz saiu um rio (Jo.19.34) que chegou no pentecostes, fazendo se cumprir a profecia de Joel 2: Derramarei... HÁ UM RIO!!!
Muitos pedem,"deixa vida me levar,vida leva eu..." mas o Senhor te aconselha em santo amor: Deixa o meu Rio te levar!!!

SOLA DEI GLÓRIA!!! Pr.Sidney de Castro.

Teimosa alegria


“Porquanto”, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas; Todavia eu ME ALEGRAREI NO SENHOR, EXULTAREI no Deus da minha salvação. (Hc. 3.17,18).
A alegria não é só uma opção de vida; é uma ordem ao seu povo em Cristo; é uma aberração não ser alegre e ser cristão ao mesmo tempo; é um anti-evangelismo. Passamos momentos difíceis e muitas aflições, mas não podemos deixar as circunstâncias falarem mais alto.Muitos buscam essa alegria a todo preço, porém buscam em fontes equivocadas. A fonte da alegria genuína esta na presença de Deus. Há plena alegria na presença de Deus (Sl.16.11).
O apóstolo Paulo quando escreveu a carta aos Filipenses, não deixou as circunstâncias roubar-lhe a alegria; ele estava numa cadeia (em comparação as de hoje em dia, as nossas pareceriam uma colônia de férias) e exortou aos irmãos a se alegrarem no Senhor. (Fp.4.4).Nós sabemos que há tempo para tudo, mas o Espírito Santo quer te levar para uma dimensão espiritual, que você possa saltar de alegria apesar das dificuldades. Deus quer te consolar através das escrituras (Rm.15.4) TODAVIA EU ME ALEGRAREI !!
Os conceitos secularizados de alegria do mundo (Sociedade sem Deus) têm frustrado a muitos ao longo da trajetória humana. Desconhecem a alegria que vem do Senhor (At.2). Para aquele que 'teima' em se alegrar no Senhor, sabe que o choro pode durar uma noite (noite pode ser profética, entenda noites), mas alegria vem de manhã. TODAVIA EU ME ALEGRAREI NO SENHOR!!
A alegria emana de coisas simples, e sempre estará relacionada com a pessoa do Eterno. É grande motivo de alegria para aqueles que compreendem a tão grande salvação. Jesus ensinou seus discípulos a se alegrarem por seus nomes estarem escritos no céu."Sede alegres como as crianças" (Dostoievski).Com todas as promessas de Deus, certamente, temos todas as razões para nos alegrarmos.
O sofrimento que existe aqui é desprezível diante da glória que nos espera! "Alegria é algo, é alguma coisa que é multiplicada quando dividida"(Walter B. Kniot).TODAVIA EU ME ALEGRAREI NO SENHOR!!

Sola Dei Gloria!!! Pr. Sidney de Castro.